ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Walk tour gastronômico em Miami

4 de julho de 2016

(3)
Convidamos a publicitária e blogueira Alexandra Aranovich para nos contar suas andanças gastronômicas pela Flórida

Nos destinos turísticos, as caminhadas guiadas (chamadas muitas vezes de “walk tours”) são atrações cada vez mais populares. Afinal, são uma excelente forma de iniciar o seu roteiro, dando uma ideia geral da cidade. Muitos guias e empresas oferecem caminhadas por temas distintos, como arte, história, arquitetura e, a minha preferida, comida típica. Minha primeira experiência mais recente aconteceu em Miami com toda a família a bordo. Apesar de já conhecer relativamente bem a cidade, fiquei com desejo de mergulhar um pouco mais em seus sabores e nos esconderijos gourmets. E foi através da Miami Culinary Tours – empresa que descobri por suas ótimas avaliações no site do Tripadvisor – que constatei que Miami não tem apenas uma culinária típica. Tem várias. A integração entre tantas culturas deu um sabor globalizado e único para a mesa da cidade mais latina dos Estados Unidos. Miami tem Brasil, Itália, México, China, Argentina, enfim, tem de tudo um muito. Demos uma pequena volta ao mundo em uma distância de oito quadras. Uma delícia.

Primeira parada: a Colômbia do Bolivar Restaurant

O Bolivar é um restaurante pequeno no início da avenida Washington. Seu proprietário é um dos fundadores de um dos mais famosos restaurantes cubanos de Miami, o La Ventana. A cozinha do Bolivar é uma fusão latina de Colômbia, Venezuela e Peru. O ceviche é um dos pratos mais populares da casa. E foi justo o que degustamos. Experimentamos, também, a tradicional cerveja colombiana Aguila e o refrigerante Colombiana. Por falar em cerveja, nas terças o local permite que o cliente traga sua própria bebida. Trata-se de um restaurante ByOB (Bring your Own Bottle), termo novo que aprendi referente aos restaurantes americanos que autorizam o cliente a levar sua bebida de casa (alguns cobram uma taxa, mas sempre um valor em conta!).

miami

Segunda parada: Uruguai e Argentina do Manolo

Não acreditei quando fui recebida na porta dessa lancheria e restaurante com churros idênticos aos que tanto adoro em Punta del Este. A história do Manolo em Miami começou por volta de 2002, quando Juan Manuel Santurian, proprietário do Manolo na Argentina, aterrissou em Miami para alegria dos hermanos despatriados. Além dos churros, o local também oferece uma gama de especialidades argentinas e uruguaias como: medialunas, alfajores, milanesa napolitana, panchos, chivitos, helados, torta etc. Pelo grande movimento da casa a gente percebe que tudo só pode ser uma maravilha.

miami (1) miami (10)

Terceira parada: Cuba

Visitamos uma provinha de Little Havana em plena South Beach: o Polo Norte Cuban Restaurant. Uma espécie de fast food cubano autêntico com cinco endereços em Miami. Degustamos os chips feitos com uma espécie de banana nativa de Cuba (plátanos maduros) e hambúrgueres de “yuca frita” (carne frita) – uma carne desfida acebolada bem temperadinha, bom demais.

miami (6)

Quarta parada: a nova Itália da Nona

Num espaço pequeno e charmoso, um simpático e jovem italiano fez da receita da massa de pizza da avó o seu negócio. Afora as pizzas, a Block’s Pizza Deli produz sanduíches criativos e apetitosos. Um dos segredos da casa – estampados nas paredes – é o frescor dos ingredientes.

miami (3)miami (11)

Última parada: uma Itália dentro da Espanha

Visitando a turística Española Way (pequena rua de arquitetura espanhola), nossa guia contou curiosidades sobre o local e revelou um endereço que acabou sendo a parada preferida dos meus filhos: Milani Gelateria. Um gelato autêntico italiano. Foi o final perfeito com sabor de chocolate e pistache.

Miami Culinary Tours

Caminha-se por volta de 1,5 quilômetro.
Preço: por volta de 59 dólares por adulto em tour de grupo. O valor inclui degustação em seis locais.

Endereços da degustação

Bolivar Restaurant
661, Washington Avenue

Manolo
685 Washington Avenue

Polo Norte Cuban Restaurant
1200, Washington Avenue

Block’s Pizza Deli
1447, Washington Avenue

Milani Gelateria
436, Española Way

*Alexandra Aranovich é publicitária, autora dos blogs Café Viagem e Destemperadinhos e do livro Guia Essencial de Gramado e Canela. Ou seja, viajar e comer (bem) é com ela mesmo!
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(3)
  • Excelente
    3
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: