Saúde mental não é mais apenas uma pauta de RH, agora é lei e tem prazo para ser fiscalizada.

Saúde mental não é mais apenas uma pauta de RH, agora é lei e tem prazo para ser fiscalizada.

Nos últimos anos, a saúde mental no trabalho deixou de ser um tema secundário para se tornar um fator crítico de sustentabilidade dos negócios.

12 bilhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos no mundo devido a depressão e ansiedade (OMS/OIT). O impacto econômico global ultrapassa US$ 1 trilhão por ano.

No Brasil, os afastamentos por transtornos mentais cresceram de forma significativa nos últimos anos.

No ritmo intenso das cozinhas e eventos, a pressão é constante: jornadas longas e irregulares, escalas dinâmicas, ambientes hierárquicos e exigentes, além do calor da operação. 

Mas uma mudança legislativa relevante está transformando o gerenciamento dessas rotinas:

“A NR-1 não cria esse problema — ela torna o problema visível e exige ação estruturada.” (Romulo dos Santos)

A nova NR-1 exige que as empresas incluam riscos psicossociais (como estresse, assédio e sobrecarga) em seu Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O que muda na prática para a Gastronomia?

Será necessário mapear fatores como sobrecarga, pressão e conflitos, implementar ações de controle e monitorar continuamente.

Fique atento aos prazos!

  • A fase Educativa, em que as empresas tem tempo para conhecer as novas regras e se adaptar, teve início em Maio de 2025 e se encerra neste mês.

  • Após 1 ano de fase Educativa, em Maio de 2026 começa a etapa da fiscalização.

Riscos Jurídicos e Financeiros

Ignorar a NR-1 pode resultar em consequências pesadas:

  • Multas e Interdições: Autuações que variam conforme o número de funcionários expostos.

  • Impacto no Bolso: Aumento do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e possíveis ações de indenização civil.

  • Marca Empregadora: Perda de talentos e danos à reputação no mercado.

Os 3 Estágios de Maturidade das Empresas:

Onde você está?

  • Compliance (Básico): Você foca apenas em documentação para evitar autuações e multas. Risco: O passivo trabalhista continua crescendo silenciosamente.

  • Prevenção (Consciência): Há canais de escuta e líderes treinados para identificar sinais de sofrimento na equipe.

  • Estratégia (Promoção): A saúde organizacional é vista como vantagem competitiva. Equipes saudáveis entregam uma experiência melhor ao cliente e reduzem o turnover.

Como começar a se adequar?

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deve ser um “documento vivo”. O primeiro passo é realizar um inventário de riscos, mapeando desde o ruído e ergonomia até a carga mental da sua equipe. Além disso, a Lei 14.831/2024 agora oferece um certificado para empresas que promovem ativamente a saúde mental, o que pode ser um grande diferencial para a sua marca.

A reflexão final é clara: na gastronomia, a experiência do cliente começa dentro da sua equipe. Cuidar do ambiente de trabalho e do bem estar dos seus funcionários é garantir a qualidade do seu negócio.

A NR-1 na prática não é sobre evitar multas. É sobre construir ambientes onde pessoas e resultados prosperam juntos.

Colaboraram com essa newsletter:

Rômulo dos Santos

Consultor organizacional e facilitador de programas de desenvolvimento de líderes, com mais de 20 anos de experiência apoiando empresas na construção de ambientes mais saudáveis e produtivos. Com formação em Turismo, possui forte atuação nos setores de hospitalidade, eventos e serviços, compreendendo os desafios operacionais e a importância da experiência do cliente. Especializou-se em Saúde Organizacional, com formações pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuando na implementação de práticas relacionadas à NR-1 e à promoção da saúde mental no trabalho.

É fundador da Catuetê Treinamentos, com atuação em todo o Brasil nos temas de liderança, segurança psicológica e riscos psicossociais.

crédito da foto: Editora Mizuno

Daniela Brum

Advogada com mais de 25 anos de carreira e sócia-fundadora do escritório Daniela Brum da Silva Advogados Associados, fundado em 2000. Especialista em Direito do Trabalho, atua na consultoria empresarial preventiva e no contencioso para empresas de todos os portes, incluindo multinacionais. Seu foco é oferecer segurança jurídica na tomada de decisões e reduzir passivos trabalhistas junto a empresários e RHs. É autora do livro Assédio Sexual e Assédio Moral nas Relações de Trabalho (2025, Editora Mizuno), palestrante e especialista em compliance trabalhista, atuando diretamente na elaboração de códigos de conduta e políticas anti-assédio.

plugins premium WordPress